contato@falandodecondominio.com.br

Segura +Inteligente +Econômica

Gestão de Condomínio

A substituição dos porteiros presenciais pelos serviços de portaria remota tem sido uma prática cada vez mais comum nos condomínios brasileiros graças à: (1) confiabilidade das tecnologias atuais, (2) crescente eficiência das centrais de atendimento, e claro, (3) pela infraestrutura e processos cada vez mais robustos e voltados à excelência de atendimento.

Esse jeito de operar portaria é hoje bem mais seguro do que os porteiros presenciais, pois esses: (1) trabalham praticamente sem supervisão, (2) são expostos localmente às pressões de moradores e visitantes, e (3) ficam vulneráveis às abordagens no trajeto ao condomínio.

Por mais treinados que estejam, os seus porteiros representam uma fragilidade no acesso (físico e informações) do condomínios, e também pelas eventuais faltas e desvios nas funções de trabalho dos mesmos.

O serviço de portaria remota é hoje uma opção mais inteligente à medida que substituiu as percepções pessoais pelos fatos e dados extraídos de registros automáticos de vídeo, audio e controle de acesso.

Quando bem implantada a Portaria Remota se torna uma “plataforma de engajamento com as questões de segurança do condomínio”, e pode inclusive ser usada para incentivar melhorias contínuas e soluções para os eventuais riscos e vulnerabilidades, começando pelas questões básicas de convivência e qualidade de vida, e ao final alcançando a valorização dos imóveis do condomínio.

Além das vantagens acima, a portaria remota é comprovadamente mais econômica (de 50% a 60% de redução) em função do amadurecimento do mercado com ganhos de escala e produtividade, enquanto que os porteiros presenciais tendem a ficar cada vez mais caros em função dos dissídios da categoria, de custos de saúde e processos trabalhistas.

Em relação aos aspectos de desenvolvimento humano, a portaria remota defende a “ressignificação do trabalho dos porteiros” para que estes possam adquirir novas habilidades e conquistar perspectivas profissionais de maior valor agregado.

Sempre que nos pedem exemplos de onde isso aconteceu lembramos dos antigos ascensoristas de elevador e hoje até da função de caixa, que vem diminuindo em função da evolução da tecnologia bancária e comercial.

Em reforço ao amadurecimento do mercado de serviços de portaria remota (em torno de 10 mil condomínios operando hoje no Brasil), cada vez mais as construtoras, corretores e administradores de imóveis tem se informado melhor e reconhecido as inúmeras vantagens desse modelo. Obviamente que essa é uma escolha individual de cada condomínio, e nos cabe aqui reforçar que existe a possibilidade de se manter uma portaria híbrida, parcialmente remota e presencial, pelas questões de comodidade e até de adaptabilidade cultural.

Somos a Atende Portaria, especialistas no assunto. Trabalhamos com o propósito de ajudar aos condomínios a serem cada vez mais seguros, inteligentes e econômico. Estamos presentes através das nossas mais de 50 unidades no Brasil e à disposição para avaliar a sua necessidade específica.

José Julio Pereira

Engenheiro

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.