contato@falandodecondominio.com.br

Palavra de Líder é como ...

Notícias

As empresas estão sempre buscando resultados positivos, afinal de contas, “empresas nasceram para gerar lucro”, pelo menos, sempre ouvi este jargão falado pela geração intitulada Baby Boomer.  Antes de ser “sabatinado” pelo seu ceticismo, tipo* “mas este é o obvio!”, “não há nada de novidade nisto”, vamos alinhar nossa régua: Óbvio = fácil de descobrir, de ver, de entender; que salta à vista; manifesto, claro, patente (Dicionário Online).

Imagine se como num passe de mágica seu líder pudesse saltar agora no seu celular em uma sala virtual, para numa conversa franca, sem reservas, pudesse ouvir você discorrer sobre o quanto há de obviedade prática quando ouvimos, por exemplo, que as pessoas são importantes para os resultados da organização. É fácil descobrir talentos que impulsionam resultados? É fácil entender os impactos das palavras e ações no clima da organização?

A liderança é um processo de influência – Ken Blanchard, autor de O Gerente-minuto

Poderia passar horas ouvindo pessoas falar sobre qualquer tema e não teria o impacto que uma simples frase de um líder em poucos minutos, ou porque não dizer segundos, pode causar em seus liderados e isto envolve uma grande responsabilidade.

Segundo a pesquisa RH BRASIL (https://forms.gle/nxad5hPB62uRy8MY6) , em andamento até 04/08/2020 – cerca de 30,3% dos participantes atribuem a nota máxima (numa escala de 0 a 10), para a afirmação: O clima de colaboração e respeito entre a equipe é incentivado pelo meu líder. Como também, 15,2% atribuíram notas de menor expressão como 01 e 05. O que fazemos com esta leitura? Qual destes números faz sentido para você

Não quero aqui encerrar o assunto com as dicas que vou ofertar abaixo, mas provocar direcionamento com as atuais necessidades apresentadas pelas pessoas que trarão resultados ao seu projeto.

1 - PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM O CLIENTE INTERNO

Já ouviu a frase que o melhor presente que você pode dar é aquele que o presenteado quer receber? Ouvir as pessoas, ter espaços organizados e preparados, pode ser um simples e primeiro passo para a sua longa e bela jornada com as pessoas. Há ferramentas de fácil manuseio e outras inclusive gratuitas para te apoiar neste processo.

2 - CAPACITAÇÃO EMOCIONAL PARA LIDERANÇA

Tão preciso como o leme para uma grande embarcação, empresas devem cuidar de seus influenciadores, mesmo sem títulos de chefia, mas que tomam a atenção da equipe quando alguma decisão deve ser tomada. Estamos num novo normal, novos conceitos, nova forma de pensar as relações pessoais e profissionais, a experiência de ontem não está servindo para hoje.

3 - ALINHAMENTO DA FRASEOLOGIA COM OS VALORES

Palavras de líder são como, bússola, termômetro, chave, energia, Ora, isto implica que palavras de líderes são como algo que impacta ou afeta a natureza, o desenvolvimento, o estado de alguém ou de alguma coisa (Livro de Volta ao Mosteiro – James C Hunter – Editora Sextante), e devem ser calibradas antes de serem deflagradas ao seu público. Os propósitos da organização são conhecidos pelas gavetas e armários, decorados e repetidos nos inícios das reuniões de segunda-feira, ou os valores da organização são percebidos pelo cliente interno quando o líder pode dizer abertamente: “Você fez um bom trabalho!”.

Se você é um influenciador, faça um teste, entre na brincadeira das redes sociais e envie repentinamente para seus liderados: “Achei interessante a brincadeira e te convido a participar: Como você completaria a frase: Ah! Meu chefe é aquele que sempre fala ...”

Por incrível que pareça eu acabei ter a ideia e fazer, te desafio a fazer o mesmo e entender que sua palavra como líder é como ... (texto continua com o leitor). 

André Tavares

CEO R&H Soluções Inovadoras

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.