
Se eu te perguntasse quais são os DEZ MANDAMENTOS você saberia dizer todos de “bate pronto”?
Sinceramente? Acredito que não!
Imagino que você possa até lembrar de alguns ou da maioria, mas de todos? dificilmente (a menos que eu esteja perguntando a um “Especialista”).
Os “Mandamentos” por certo têm vários objetivos não é verdade? Mas a pergunta é
Qual é o “principal objetivo” buscado pelo “Criador”?
Colocar ordem na casa!
Se uma casa com 3,4,5...pessoas que tem “Normas de Comportamentos” previamente estabelecidas já é difícil de se controlar, imagine o que vai acontecer num espaço onde há milhões de pessoas e com tendência a aumentar constantemente!
Deus já sabia de antemão que OS DEZ MANDAMENTOS não seriam a solução definitiva para que as pessoas se comportassem de forma adequada, mas também sabia que eles funcionariam como uma “rédea” e que atuariam no psicológico, embutindo nas pessoas, uma espécie de linha virtual (divisória) no cérebro, onde o objetivo era (é) fazer com que as pessoas tivessem consciência de “até onde podem chegar diante de determinada situação” e isso só seria possível, não ultrapassando esta linha. Até que teria dado certo, não fosse a tal da Adrenalina!
Nosso Criador (ELE) já sabia que não poderia em hipótese alguma, deixar de determinar “por escrito” o que não pode ser feito, pois conhecia muito bem o que havia criado. Não deu totalmente certo, porém, se não fossem os DEZ MANDAMENTOS o que é ruim com certeza seria PIOR, muito PIOR..
Dentro de um Projeto de Segurança Condominial (que é consequência de uma minuciosa “Análise de Riscos”), não há como dizer que este ou aquele item seja o mais importante, pois o todo é o resultado da soma das partes e cada parte tem seu papel e sua importância na composição do todo. Porém, não é errado dizer que “Normas e Procedimentos de Segurança”, são dentre todo o conjunto, o item que mais se destaca como sendo de maior “Prioridade”.
Pense no seguinte:
Determinado condomínio, buscando elevar o nível de Segurança, contrata um Profissional da área para que este busque soluções adequadas para os Riscos existentes (ou que podem vir a existir na falta de atitudes proativas).
São instalados vários equipamentos e sistemas (Proteção de Perímetro, Controle de Acesso, Monitoramento, etc.). Se os colaboradores que controlam os acessos não forem preparados tanto para operarem os equipamentos de forma adequada, quanto a seguirem os PROCEDIMENTOS diante de determinada situação (de Risco ou não), tudo o que se pensou ser um investimento se transformou em despesa e o Sonho esperado em se ter mais SEGURANÇA, agora é um PESADELO.
Se uma pessoa não sabe a diferença entre o certo e o errado,
Se uma casa não tem regras,
Se uma Sociedade não tem Normas de Condutas e Leis,
Se um condomínio não implanta NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA e de CONVIVÊNCIA, temos como resultado certo, o surgimento de muitos PROBLEMAS.
Um item relevante para o processo de Segurança, é a COLABORAÇÃO DOS MORADORES. Infelizmente, esperar que “todos eles” colaborem é uma “Utopia”. Não há como obrigar uma pessoa a colaborar. Por isso, este é um item do qual não podemos esperar muita coisa . Além do que, não podemos esquecer que todo condomínio tem pelos menos um CONDEMÔNIO(A). (Geralmente tem mais de um!).
Este(a) CONDEMÔNIO(A) além de não colaborar, ainda reza para que tudo dê errado, assim, ele (a) pode bater no peito e dizer “não disse que não daria certo”. Rezar para que que tudo dê errado não é o problema. O que preocupa é que além da reza, sempre que possível ele(a) tenta sabotar o sistema de Segurança (entre outros), pedindo, por exemplo, novo controle remoto alegando perda, mas na verdade o objetivo é emprestar para um parente, uma amigo...
Vale o mesmo exemplo para o caso de solicitar chaveiro ou cartão de proximidade entre outros. Há casos de moradores que deixam o portão aberto propositalmente (se bem que hoje há forma s de controlar isso) para culpar alguém. Não se enganem, fazem coisas piores (terei a oportunidade de tratar mais a respeito em outros artigos).
Se de um lado não há como exigir COLABORAÇÃO E BOM SENSO, de outro há uma providência que OBRIGA os moradores a serem mais “Gentis”, ou seja, estabelecer NORMAS E PROCEDIMENTOS e neste caso, me refiro as NORMAS DE SEGURANÇA e a CONVENÇÃO COLETIVA.
A Convenção por ser a “Norma Máxima” que estipula obrigações e deveres dos moradores quando diante de determinada situação dentro do condomínio, em parceria com as Normas e Procedimentos de Segurança, oferecem a todos os moradores melhores condições de convivência no dia a dia e elevam de forma considerável o nível de Segurança.
Importante:
A Convenção precisa ser aprovada em Assembleia. As determinações de posturas, devem seguir as Leis vigentes onde o “Condomínio não pode proibir coisas que a lei permite e não pode permitir coisas que a Lei proíbe”. Por isso, muito cuidado. O estabelecimento da Convenção, deve ser acompanhada pelo departamento jurídico da administradora (ou advogado contratado).
Agora você me pergunta:
O que os “Dez Mandamentos, tem a ver com as Normas e Procedimentos de Segurança?
- Tudo, tem absolutamente tudo a ver!
Os Mandamentos de forma muito geral, se cumpridos, mantém as pessoas no status de pessoas do Bem. As Conduz a saberem exigir seus direitos bem como a cumprirem com suas obrigações para com a outra Pessoa, com a Família e com a Sociedade e tudo isso junto, transforma o mundo em um lugar melhor para se viver onde seu direito começa exatamente onde termina o meu e vice-versa.
As Normas e Procedimentos, não é só um manuscrito que diz a uma pessoa apenas o que ela pode ou não fazer, deve ou não fazer.
O objetivo vai muito além, pois dá as elas a orientação do que precisam fazer para terem seus direitos garantidos e torna suas obrigações claras.
Os Mandamentos visam colocar a casa em ordem e as Normas e Procedimentos o condomínio (um é casa o outro, apartamento!).
“SE UMA PESSOA NÃO SABE QUAIS SÃO TODOS OS MANDAMENTOS, ENTÃO SEMPRE SERÁ UM “NÃO MERECEDOR DE CRÉDITO” E DE ACORDO COM A BIBLIA, UM PECADOR CONTUMAZ.
ISSO TAMBÉM ACONTECE COM AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DO SEU CONDOMÍNIO. SE ELAS NÃO EXISTEM OU EXISTEM, MAS VOCÊ NÃO AS CONHECE, COMO CUMPRI-LAS?
NINGUÉM ENSINA O QUE NÃO APRENDEU!
CONDOMÍNIO SEM REGRAS, É UMA BARCO A DERIVA E QUANDO NÃO SE SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER DIREÇÃO SERVE.
se um condomínio quiser que as coisas funcionem adequadamente no que diz respeito a ter Segurança; é preciso:
- Reduzir Riscos ao máximo,
- Instalar Equipamentos e Sistemas de marca consagrada,
- Ter manutenção preventiva e corretiva,
- Treinar colaboradores,
- Contar com a colaboração dos moradores (tanto quanto possível),
- Gerenciamento (ter controle total de tudo o que acontece dentro do condomínio)
E implantar com tudo o que a Lei permite, as Normas e Procedimentos de Segurança (que se não forem seguidas por Ação ou Inação de forma Culposa ou Dolosa, devem dar direito ao condomínio de imputar ao causador (“aquele que causa dor”) do dano (ou aquele que colabora direta ou indiretamente para que Riscos possam se transformar em ocorrências),“Multas” pesadas. Não se enganem, pois se isso não for colocado em prática (sem exceção) nada mudará, assim, “Tudo continuará como dantes no Quartel de Abrantes”. Acompanho condomínios há 42 anos e sei exatamente sobre o que estou escrevendo.
Resumindo
- Quando o Criador fez as leis para que os humanos se comportassem adequadamente, acredito que o nome ‘OS DEZ MANDAMENTOS”, foi de fato o mais adequado.
Se fossem criados hoje, certamente o nome seria “NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SE TER UMA CONDUTA ILIBADA” (talvez pudéssemos acrescentar: “e GALGAR OS REINOS DO CÉU).
Também importante ressaltar que NORMAS DE SEGURANÇA E A CONVENÇÃO devem ser informadas (fornecidas) para todos os moradores através de protocolo de recebimento. Mesmo sabendo que o fato de uma pessoa não conhecer uma lei, não o(a) isenta de responsabilidade e respectiva punição. Ter como comprovar que elas foram entregues, o(a) Síndico(a) estará resguardado(a).
“O protocolo é um fato e contra fatos não há argumentos”
Caso você queira esclarecer dúvidas sobre Segurança Condominial ou Eletrônica, mande uma mensagem. Será um grande Prazer ajudar.
(WhatsApp) https://bit.ly/AntonioRoqueConsultordeSegurança
Antonio Roque – Consultor de Segurança Condominial e Empresarial
Daqui há pouco, estarei de volta!
Abraços
Saúde, Paz e Prosperidade.