
O mercado apresenta soluções para combater pragas na cultura do plantio, porém, a melhor estratégia para o produtor é realizar o monitoramento da lavoura. As pragas provocam perdas na produtividade, e se o agricultor não tomar algum tipo de providência, os prejuízos podem ser maiores.
O clima tem forte influência no surgimento de pragas, altas temperaturas e clima seco, por exemplo, contribuem para o aumento da taxa metabólica dos insetos, que irão se alimentar mais, chuvas podem gerar condições ideais para multiplicação.
Numa organização, não é diferente, fazendo uma analogia, o ambiente da organização deve ser constantemente monitorado. O clima da organização se traduz através da percepção que seus colaboradores tem do ambiente de trabalho. Ambientes hostis, falta de comunicação entre equipes, falta de fluidez nos processos de trabalho, falta de visão dos objetivos estratégicos da organização, podem elevar a temperatura do ambiente, influenciando a manifestação de comportamentos não desejados como o aumento do indicador de ausências no trabalho.
A Cultura é um conjunto de crenças e valores, que estão presentes no dia a dia de um povo, de uma nação, ela se traduz no jeito de fazer as coisas, na forma de se vestir, produzir, no vocabulário. A Cultura conserva a memória e os feitos do seu povo, as conquistas, e os protagonistas que ajudaram a construir sua história.
A Cultura Organizacional se manifesta na recepção, no tom de voz utilizado pelos colaboradores, nos fornecedores que estão envolvidos no processo, no respeito às leis de trânsito pelo funcionário que conduz o carro da empresa.
Mas afinal como definir diretrizes para o fortalecimento da Cultura Organizacional?
PRATIQUE A MISSÃO, VISÃO E VALORES
O contexto da palavra propósito aponta para algo que foi pensado, definido, discutido, antes mesmo de sua implantação ou reprodução. Neste sentido a MISSÃO da empresa traduz às pessoas a razão de existir, qual o problema esta se propõe a resolver, a resposta para qual tipo de problema ou necessidade, a VISÃO, aponta para onde queremos chegar, qual imagem do futuro temos, como a empresa deseja ser reconhecida num determinado prazo e os VALORES, que nos indicam por quais os princípios nossas ações e decisões serão guiadas para o alcance destes objetivos.
PRATIQUE A CULTURA DE AVALIAÇÃO
Uma das ações mais importantes na Gestão de Pessoas é AVALIAR, dar feedback dos resultados alcançados pelos colaboradores. Ações como a participação numa pesquisa viva, dará ao gestor a oportunidade de conhecer fatores que roubam energia da equipe, tomar decisões para o “controle das pragas” do ambiente organizacional. Você pode também utilizar um formulário específico para avaliar responsabilidades e entregas desenhadas para a função dos funcionários.
A organização deve cuidar para que a Cultura Organizacional não seja apenas uma declaração para constar no site institucional, mas tomar medidas concretas para garantir que seja uma força orientadora para o trabalho em equipe.
Sem uma CULTURA ORGANIZACIONAL forte, a empresa corre o risco de se perder da própria natureza, desperdiçando recursos e lidando com resultados insatisfatórios que a distanciam do objetivo que justifica sua constituição.