
Gosto de dar uma explicação super fácil sobre o que é Internet das Coisas, ou Internet Of Things!
Quando alguém escreve um e-mail, grava um vídeo, envia uma mensagem, a origem é uma pessoa direcionando uma informação para outra pessoa. Sim, eu sei que há robôs que fazem envio de mensagens em massa. O contexto aqui é só para explicar sobre IOT de uma forma simples.
Existem equipamentos que enviam mensagens para outros equipamentos e para servidores que organizam os dados para serem analisados, tratados e usados para uma ação. Esses equipamentos, também chamados de end devices, possuem uma vida própria com uma inteligência para enviar informações de diversas aplicações.
Quer ver?
Sabia que brincos em orelhas de gado monitoram a saúde e a geolocalização? Sabia que com essa informação é possível entender um padrão comportamental e extrair informações interessantes para aumentar a produção de bezerros?
E que é possível o acompanhamento da produtividade de máquinas operando para saber qual é a vida útil delas antes de virarem sucata? Ou ainda, entender quando será necessária uma manutenção preventiva, antes que seja necessário perder rios de dinheiro com uma manutenção corretiva?
Ah, e se um dispositivo ou device te avisasse quando um material ou um equipamento caríssimo de seus ativos fosse movimentado?
Pois é, a Internet das Coisas tem sido útil para um monte de tarefas do dia a dia como: manutenção, monitoramento, identificação de falhas e análise de dados, segurança, coleta de dados e melhora na experiência com as organizações pelas pessoas.
Mas, para adotar IOT no condomínio, sugiro analisar e colocar no papel algumas informações antes de sair à procura de empresas.
Você sabe do que precisa?
Em vários exercícios de textos anteriores eu provoco o leitor a entender se está maduro para a transformação digital no condomínio.
Quem acompanha meus textos sabe que, se ainda estiver anotando informações no papel para deixar grudado no vidro da portaria, você terá um caminho mais difícil e longo para chegar na transformação digital e na internet das coisas.
Você sabe quais são as suas prioridades?
O que é mais importante para você? Entregar para seu morador a oportunidade de saber a temperatura da piscina perguntando para a assistente virtual ou a automação de avisos de alerta com sensores de porta aberta, seja no hidrômetro, ou no acesso da guarita? Ou ainda, ter certeza de quando um apartamento tem consumo de gás fora de um horário convencional ou que este esteja fechado?
Identifique quais são os itens que poderia ter de automação através de sensoriamento para seu condomínio e priorize o que quer fazer primeiro.
Saiba que existe uma infinidade de sensores que poderão te municiar de informações sem precedentes sobre equipamentos, segurança e padrões. Será que ainda é necessário ter alguém regando as plantas e gastando água sem necessidade, quando um sensor pode avaliar o nível de umidade em diversos pontos do seu jardim e regar as plantas, na hora certa e na quantidade certa?
E se sua caixa d’água estiver em um nível crítico? Você, síndico, e seu zelador precisam ser avisados antes que não sobre uma gota de água para abastecer as unidades. Mas e se neste momento, automaticamente, seus moradores receberem avisos de que existe um problema de abastecimento e que a água deve ser consumida com economia e sem desperdícios? E se eu sempre puder verificar o consumo existente no cavalete de entrada de água do condomínio para evitar que a conta chegue após 30 dias com um valor espantoso e perturbador?
O crescimento continuará a acelerar e têm muitas aplicações que ainda poderão ser usadas para IOT. Ainda há muito o que descobrir, mas já existem empresas que trabalham de forma séria para fazer com que a adoção de IOT ocorra nos mercados de forma responsável e acelerada.
Tenho conversado com muita gente da área e existe uma afirmação em comum de que a adoção de IOT será crucial para o funcionamento de um condomínio.
Você pode estar pensando que toda essa facilidade deve ser um absurdo de caro, mas posso te garantir que muitas delas custam bem menos do que você imagina. E os benefícios, tanto de economia quanto de manutenção, são enormes e vão tornar o seu condomínio mais eficiente e sustentável.
Como em todos os mercados e em todos os negócios, entenda bem o que precisa e procure empresas que tem tradição em liderar caminhos de IOT.
Busque empresas que não estão atuando apenas no mercado de condomínios, pois as que possuem clientes em diversos segmentos, te trarão inovações e lançamentos de novas tecnologias, literalmente, fora da casinha, ou melhor, fora dos portões e muros do seu condomínio.
Revisão ortográfica: Andreia Fontenele