contato@falandodecondominio.com.br

Eu já sei quase tudo sobre seu condomínio!

Área Comum

Quando se fala em troca de portaria orgânica para remota tem um lado sentimental que dificilmente é esquecido numa eventual avaliação de mudança pelos moradores.
 Muitas vezes, os colaboradores do condomínio tem um vínculo de anos com o local de trabalho. São pessoas que estão trabalhando e acompanhando as entradas e saídas dos moradores e visitantes diariamente e seria impossível que deixássemos de lado esse sentimento de tanta proximidade e respeito por esses profissionais.

Há também muitos argumentos de que o “olhar e a presença do profissional” inibem quaisquer ocorrências que colocam em risco a vida no condomínio.
Em uma recente visita a um condomínio super bem localizado na região central e financeira de São Paulo, para um treinamento de um sistema de controle de portaria orgânico, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e profissionais altamente engajados com o condomínio mas não necessariamente preparados para uma possível ocorrência.

Nessa visita, ao conhecer um controlador de acesso, antes mesmo de saber seu nome, ele, envolvido numa simplicidade e nervosismo me confidenciou que trabalha nesse mesmo condomínio há mais de 30 anos e que, nessa trajetória, já viu 17 moradores morrerem, e 1 deles era dono de uma grande empresa. Mais 2 minutos de conversa, ele me falou que 1 morador tem uma Ferrari. Em 10 minutos, eu soube, inclusive que, de uma população de mais de 90 condôminos, apenas 1 tem o cuidado de, quando encontra algum desconhecido no portão, dar uma volta até que o portão esteja livre para sua passagem.

Sabe o que é isso? Nervosismo! Esse profissional estava com medo da tecnologia, perdeu noites de sono quando soube que teria que usar um computador e um mouse e a única forma de diminuir esse estresse foi ganhando minha confiança, me contando tudo o que podia sobre as vidas que ele toma conta!

Síndicos, zeladores e administradores, vai uma dica: se seu condomínio não possui um perfil para profissionalizar digitalmente o controle de entrada e saída de pessoas, instrua seus colaboradores orgânicos a manter em sigilo as informações que são do condomínio, por mais banais que pareçam.

Eu, pessoa totalmente estranha desse condomínio, já sei quem mora lá, quais são os carros que eles possuem e já sei que a entrada no condomínio é tranquila… Sorte que sou eu e não um estranho mal intencionado!

Revisão ortográfica: Andréia Fontenele

DANIEL MORAES

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.