
A migração da portaria presencial tradicional para portaria remota vem acelerando há anos nos condomínios do Brasil, antes mesmo da pandemia, graças à uma tecnologia mais amigável, ao seu baixo custo mensal, à operação segura via centrais compartilhadas, e a profissionalização do mercado especializado que tornou esse serviço previsível e eficiente.
Esse “jeito de fazer portaria”, de forma remota é muito mais seguro quando comparado ao modelo tradicional, onde os porteiros, de forma presencial, atuam sozinhos na maior parte do tempo, em condições locais vulneráveis, praticamente sem supervisão, expostos às pressões de moradores e visitantes e abordagens durante seu trajeto diário até o condomínio. Além das faltas, desvios de procedimentos e funções no trabalho, por mais treinados que estejam, os porteiros ficam visíveis como uma opção de acesso às informações, desafiando a privacidade e segurança do condomínio.
Além da segurança, a portaria remota é comprovadamente bem mais econômica, impactando direta e indiretamente uma redução da taxa condominial, que na prática ajuda a VALORIZAR O EMPREENDIMENTO, pois em geral, aproximadamente 60% desses custos são provenientes da folha de pagamento, sendo mais da metade advinda dos salários dos porteiros.
As CONSTRUTORAS modernas e atuantes estão planejando empreendimentos adequados à realidade remota e investindo na infraestrutura necessária (cabeamento de energia, dados, imagens e voz) para que o condomínio tenha possibilidade de dispor de portaria remota, após a entrega das unidades.
Quem constrói entende bem a necessidade dos empreendimentos, e por isso, para fazer certo e se prevenir de falsas expectativas e frustrações com a Portaria Remota, algumas construtoras têm feito parcerias estratégicas com empresas ESPECIALISTAS EM TECNOLOGIA E SERVIÇOS DE PORTARIA REMOTA.
O objetivo dessas parcerias é que ambas colaborem e atuem desde o projeto do empreendimento, na capacitação das equipes de vendas com o racional adequado (SEGURANÇA, INTELIGÊNCIA, ECONOMIA, OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS, VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL E TRANSFORMAÇÃO DA VIDA EM CONDOMÍNIO), em especial na desafiadora fase de implantação assistida, normalmente efetuada apenas com controles de acesso e equipamentos ESSENCIAIS PARA SE EXPERIMENTAR OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS, até que o condomínio esteja devidamente consolidado e possa confirmar sua EVOLUÇÃO para a operação remota.
Outro aspecto muito relevante e que muitos compradores buscam em seus imóveis é a facilidade e comodidade na palma da mão. Assim, interagir com a PORTARIA por meio do aplicativo simplifica a vida e torna o condomínio muito mais conectado. Este é outro ponto que as CONSTRUTORAS têm se atentado na busca dos clientes cada vez mais exigentes neste sentido. Na indústria automotiva é fator de decisão o tipo de equipamento de multimídia e conectividade disponibilizado pela montadora. Nos condomínios não é diferente e as CONSTRUTORAS mais atualizadas têm disponibilizado interação e oferta de recursos tecnológicos para seus clientes. A PORTARIA REMOTA é com certeza um dos principais itens neste quesito.
Espero ter contribuído com esse conteúdo. Suas contribuições a mim encaminhadas serão sempre muito bem-vindas.