Como identificar um vazamento de gás?

Como identificar um vazamento de gás?
Como identificar um vazamento de gás?

Vazamento de gás é um assunto muito sério de segurança e aprender a identificá-lo é de extrema importância para evitar problemas maiores.

Infelizmente, o vazamento de gás acaba passando despercebido muitas vezes. Podendo levar a acidentes bastante graves, como explosões ou intoxicações de quem está no ambiente.

É exatamente por isso que é fundamental fazer uma manutenção regular das instalações de gás. Além de contar com a ajuda de profissionais tanto na instalação quanto na manutenção.

Siga com a leitura deste artigo e veja como identificar um vazamento de gás e evitar problemas mais sérios.

Como saber se há um vazamento de gás

1. Cheiro

O gás tradicional de cozinha não tem cheiro. O que acontece é que os fabricantes misturam uma substância a ele, o “mercaptano”, para que ele emane aquele cheiro forte e desagradável.

Dessa forma, uma das maneiras de identificar um vazamento de gás é ficar atento ao cheiro, que costuma parecer mais intenso principalmente quando chegamos em casa.

2. Teste da espuma

O teste da espuma já é bem conhecido para identificar vazamento de gás. Para realizá-lo, primeiro, é preciso deixar a válvula do gás aberta.

Depois, pegue uma esponja úmida e com bastante sabão e distribua por todo o regulador, sempre fazendo espuma. Se aparecerem bolhas onde há espuma é sinal de que já um vazamento.

3. Tubulação

Quando o gás é distribuído por encanamento, situação comum em apartamentos, observar a tubulação que vai até o fogão e até o chuveiro também é importante para identificar vazamentos.

Se os canos estiverem velhos e enferrujados, eles podem ocasionar em fissuras, levando a um vazamento de gás bastante perigoso.

Por isso, é de extrema importância sempre fazer a manutenção adequada das instalações.

Ebook: Dicas para manter uma boa convivência em condomínio

4. Detector eletrônico

Por fim, é possível encontrar detectores eletrônicos de vazamento de gás. Há desde os modelos mais simples até os mais caros, no entanto, todos sinalizam o problema.

O aparelho precisa ser aproximado da tubulação para medir a concentração de gás. Se houver um vazamento, ele vai apitar ou acender alguma luz.

Como prevenir vazamentos

Para garantir o bem-estar da sua família e dos demais moradores do condomínio, você pode tomar algumas atitudes simples e, com isso, evitar vazamentos de gás.

Antes de tudo, é essencial não usar mangueiras ou reguladores que não sejam aprovados pelo INMETRO. E nem jamais emendar uma mangueira na outra.

Mantenha o botijão de gás sempre na posição vertical e a mangueira longe do forno. De preferência, coloque o botijão perto de uma janela e sempre chame um profissional para a manutenção e instalação do sistema.

Em caso de um vazamento, jamais faça testes com fósforos, isqueiros ou velas, pois isso pode causar uma explosão. Você também não deve ligar as luzes ou eletrodomésticos para evitar faíscas.

Abra todas as portas e janelas para o ar circular e feche imediatamente o registro do regulador do botijão.

Com essas pequenas atitudes, você pode salvar vidas! Veja mais algumas importantes dicas de segurança neste site.

Implemente o Sistema Individual de Medição de Gás no seu condomínio: Mais economia e controle

Receba nossa
Newsletter: