contato@falandodecondominio.com.br

Sem espaço para as bicicletas? Doação pode ser a solução

Vida em Condomínio
Ninguém discute os inúmeros benefícios da bicicleta: é um excelente exercício físico, não polui, pode ser usada como lazer, meio de transporte e até para participar de competições. Mas no condomínio, ela pode ser um problema por conta do espaço de armazenamento.
Em alguns condomínios existem os espaços destinados a depósito de cada unidade. Em outros, porém, as bicicletas ficam acumuladas em bicicletários ou espalhadas pela garagem, gerando transtorno e até discussões entre vizinhos.
A compra, algumas vezes, é feita por impulso e em alguns meses, a bicicleta já estará encostada em um canto do condomínio. Em outros casos, os pais compram a bicicleta para a criança, que cresce e precisa de outra maior e elas vão se acumulando na área comum.
A sugestão é, em assembleia, aprovar a destinação das bicicletas. Deve-se dar a opção para que cada morador dê uma destinação para as que não estão sendo usadas e se acumulam. Vencido o prazo, o condomínio poderá doar as bicicletas para uma instituição sem fins lucrativos.
Ebook: Dicas para manter uma boa convivência em condomínio
Neste caso, deve-se fazer uma avaliação das bicicletas que estão em condições de uso para doação, afinal, o objetivo não é simplesmente se desfazer delas, mas sim, praticar uma boa ação.
Em assembleia também pode ficar estabelecido que o condomínio poderá providenciar o conserto das bicicletas, estabelecendo um valor máximo de gasto, antes de fazer a doação. Em algumas cidades existem entidades beneficentes que fazem a retirada das bicicletas para doação, inclusive providenciando o conserto. É só pesquisar.
Em último caso, dependendo das condições das bicicletas, o melhor mesmo é chamar um ferro-velho.
Curiosidade
Uma pesquisa realizada em 2015 pela ONG Transporte Alternativo, revelou que 60% dos mais de cinco mil entrevistados aderiram à bicicleta há pelo menos cinco anos.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.