contato@falandodecondominio.com.br

Por que devo realizar manutenção no meu condomínio?

Manutenção

Já se perguntou do motivo do porquê de boa parte dos proprietários de carros se preocuparem com as manutenções que devem ser realizadas, como troca de óleo e filtro a cada 10 mil quilômetros e todas as várias manutenções indicadas no manual do proprietário? A resposta parece óbvia, preservar a boa integridade, bom desempenho do carro, além de valorizar o mesmo e manter a garantia prometida no momento da venda do veículo. 

Pois bem o mesmo princípio que é visto na hora de cuidar do seu carro, deveria ser válido no momento de cuidar do seu edifício ou condomínio, porém muita das vezes esse princípio não é adotado, na maioria dos casos o plano de manutenção determinado no manual do usuário e proprietário do condomínio/edifício não é colocado em prática. 

Essa preocupação com a correta execução do plano de manutenção deve existir, porque da mesma forma que acontece com os veículos, a falta de manutenção em um condomínio/edifício provoca a perda de desempenho e conforme o tempo passa, a recuperação do desempenho satisfatório dele se torna mais cara e complexa. 

A Engenharia Diagnóstica possui ferramentas para auxiliar os síndicos a cumprirem os planos de manutenções dos condomínios ou mesmo criar um plano de manutenção do zero, entre essas ferramentas destaco as 2 principais a seguir:

-Inspeção Predial – Com base na NBR 16747:2020 - Inspeção predial - Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento. Se trata de um check-up da edificação, com o intuito de identificar os problemas dentro do condomínio e elaborar uma lista em ordem de prioridade desses problemas. Ou seja, a partir da realização da Inspeção Predial será possível saber exatamente qual manutenção tem mais urgência e, portanto, deve ser realizada primeiro. Isso possibilita inclusive um planejamento financeiro para a realização dessas manutenções dentro do condomínio, auxiliando o síndico na gestão financeira;

-Gestão da manutenção - Com base na NBR 5.674 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. É avaliado a condição atual de manutenção de todo o condomínio, a partir de laudo técnico de inspeção condominial. A supervisão técnica previne incidentes e evita responsabilização indevida. Com foco em orientar os síndicos e gestores condominiais, promover a eficiência dos serviços de manutenção predial e fornecer amparo legal ao condomínio.

Pelos motivos expostos é recomendado que o condomínio possua uma empresa especializada em engenharia para prestar todo o assessoramento necessário e manter a manutenção dentro do condomínio organizada, proporcionando dessa forma uma vida útil e uma valorização maior do edifício.

Marcos Velozo

Engenheiro Civil

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.