contato@falandodecondominio.com.br

Pitch de Síndico: O que é e como montar uma apresentação de sucesso

Notícias

Quem nunca teve um frio na barriga para apresentar um trabalho na escola ou faculdade?  Frases do tipo: “Deixa eu estudar bastante minha parte!” Ou “Quem começa e quem termina a apresentação do grupo?”

Nas negociações com os condomínios o conteúdo é diferente, mas o frio na barriga é igual.
   
Você está preparado para fazer um Pitch de sucesso no próximo condomínio, mostrar seu valor, seu conhecimento e o que pode fazer para o seu novo cliente em 10 ou 15 minutos?


Neste artigo vou te dar umas dicas sobre como chamar a atenção dos moradores e do conselho de um condomínio em poucos minutos.


O pitch é uma apresentação breve e direta de uma empresa, produto ou serviço, que costuma ser feita para investidores por empreendedores em busca de capital. Mas com certeza pode ser utilizada nas suas apresentações de sindicância aos condomínios.


Durante o pitch, você síndico deve explicar o seu projeto para o condomínio e os seus diferenciais. 


Agora que você já sabe o que é um pitch, é hora de entender na prática como estruturar o seu para os condomínios.

Para passar sua mensagem e despertar o interesse do morador, é preciso dar prioridade às informações mais importantes, e também àquelas que diferenciam seu trabalho de síndico dos outros. Além da fala, quem apresenta o pitch pode também usar slides como apoio.  
Coloque primeiro no papel o que gostaria de apresentar. Por exemplo: sua história, seu conhecimento, informações sobre o que já fez e o que pode fazer por esse novo condomínio, sua capacidade de atendimento, características dos seus atuais clientes, o que te diferencia da concorrência. Sempre com muito conhecimento e maturidade do que se prontificar a colocar em prática.  
Inclua no item “Seu conhecimento” uma história ou case de sucesso, também chamado de storytelling. A probabilidade de as pessoas lembrarem de uma boa história contada por você será de 63%. Conte uma dor real que você conseguiu tratar em alguma situação de algum condomínio.

Explique e exemplifique como sua empresa de sindicância ou você, síndico orgânico se caracteriza, quais são suas soluções e qual é o seu diferencial.  Não seja tão técnico e use uma linguagem de fácil entendimento. Nem todos os moradores conhecem detalhadamente o que você está mostrando. Não adianta falar numa apresentação que fez uma obra num barrilete, quando a maioria das pessoas pode não saber o que é.

Quanto mais você falar sobre sua solução e seu diferencial, mais bem posicionado estará perante os demais concorrentes.

Uma boa argumentação se baseia em dados, mas cuidado, não se demore muito em números cansativos. Apresente quantos condomínios cuida, quantas unidades atende, quantos moradores estão sob sua responsabilidade, quantos colaboradores são impactados com seu trabalho e quantos fornecedores você tem contato.   Se for possível, deixe contatos de outros condomínios, um morador, um conselheiro, um colaborador, um prestador de serviços. Nem sempre as pessoas vão ligar, mas darão credibilidade quando virem que você confia na opinião dos demais.

Mostre caminhos fáceis para chegar a um resultado.  Por exemplo: “Identifiquei que é possível melhorar o acesso ao condomínio, colocando um controle de entrada e saída de pessoas com facial… ou uma portaria remota, ou quem sabe uma clausura”.

Capriche nos seus slides. 
Use muitas imagens, poucos textos extensos e fontes grandes. Cada tópico diferente em um slide diferente.
Lembre-se: o principal objetivo dos seus slides deve ser chamar a atenção e ser um complemento do seu discurso.

E para finalizar, inclua uma frase de efeito, por exemplo, “Minha empresa coloca a gestão do condomínio em um novo patamar”, “Criando soluções para um edifício em evolução” ou “Ser mais eficiente e mais eficaz na gestão”. Essas frases garantem que as pessoas lembrem de você.

Revisão ortográfica: Andreia Fontenele

DANIEL MORAES

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.