
No condomínio, a comunicação é muito importante. Uma das ferramentas muito utilizadas é o livro de ocorrências. Ele é utilizado principalmente pelos condôminos para registrar reclamações, sugestões, entre outros acontecimentos. Trata-se de um veículo democrático, que serve, inclusive de meio para discussões entre condôminos.
Atualmente, com o surgimentos de novas tecnologias e sistemas de comunicação mais práticos, como e-mail, whatsapp, entre outros, o livro está caindo em desuso, mas deve ser incentivado pelo síndico e corpo diretivo.
O livro é importante para dar conhecimento ao síndico e à administradora de reclamações e sugestões dos condôminos. Muitas vezes, se for o caso, o síndico pode responder aos questionamentos no próprio livro, que acaba se tornando um documento importante com informações do condomínio. Vale ressaltar que o funcionário responsável pela guarda e disponibilização do livro deve solicitar que o condômino identifique-se e seja claro em sua explanação.
Existem relatos de situações delicadas, como o caso de dois moradores que discutiram por meio do livro, com emprego de palavrões. Um deles utilizou o livro como prova em um processo na justiça.

O caráter democrático do livro de ocorrências pode transformá-lo em um verdadeiro transtorno se não for bem administrado. Muitas vezes os síndicos optam por outra forma de comunicação, entretanto, a retirada do livro deve ser comunicada aos demais condôminos.
Com livro ou sem livro, o importante é tentar resolver os problemas e evitar possíveis desentendimentos. É preciso lembrar que o livro de ocorrências serve para registrar o que ocorre. Ter um registro de tudo o que acontece é extremamente importante para o síndico, independentemente de qual seja a ferramenta utilizada para isso.