O coronavírus pode ficar até 24 horas vivo no papel

O coronavírus pode ficar até 24 horas vivo no papel
Coronavírus - Elimine o papel da sua administração

Um estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine” (fonte G1) afirma que o CORONAVÍRUS consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies.
A sobrevida do CORONAVÍRUS na superfície papel é de até 24 horas, conforme estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton.
Os papéis que circulam pelo condomínio passam por diversas mãos e podem estar contaminados.
Como mitigar os riscos advindos do manuseio de papel nos condomínios?

Ebook - Dicas para manter uma boa convivência em condomínio

Dicas para eliminar o contato com papel no condomínio:

  • Boleto – Elimine com toda segurança financeira e de sua saúde, a utilização de boleto papel, com medidas simples, eles aparecem diretamente dentro de sua conta-corrente. Para isso, abra seu Internet Banking e opte pelo DDA (Débito Direto Autorizado). É seguro, é rápido e protege a sua saúde e de sua família. Também existe a opção de receber o boleto por e-mail, basta você solicitar para o Síndico. Aproveite para fazer o mesmo com as mensalidades escolares, faculdade, plano de saúde, compras parceladas, etc.
  • Notas Fiscais de Mercadoria – A NFe de mercadoria já é eletrônica, o papel que chega ao condomínio é o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Então, opte por utilizar o documento eletrônico, pois o papel não tem mais utilidade ou necessidade. Elimine também o canhoto de recibo da NFe, pois a SEFAZ já tem mecanismo para fazer isso de forma eletrônica, chamado MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO.
  • Notas Fiscais de Serviço – Esse tipo de nota ainda não está no estágio da NFe, mas a grande maioria dos fornecedores de serviço já emitem esses documentos por meio eletrônico. Então, entre em contato com os fornecedores do condomínio e solicite que estes documentos sejam encaminhados por e-mail. Opte para dar o recebido também por e-mail.
  • Correspondências – Esse item não tem como ser eliminado. Mas é possível adotar providências para mitigar os riscos. Pegue a correspondência, deposite em um lugar seguro no seu apartamento e deixe-a em quarentena por 24 horas. Leve para o apartamento só o que for de fato importante.
  • Remessa de documentos por malote – Em alguns condomínios ainda é utilizado o malote para o encaminhamento dos documentos fiscais e contábeis para a administradora. Esse é um modelo da década de 80 quando iniciou a automação através do computador. Então, caso isso ainda seja uma prática no seu condomínio aproveite a oportunidade para substituir esse modelo por outro, onde essa troca seja feita por um meio eletrônico. Não tenha medo, os bancos já eliminaram essa prática há mais de 20 anos.
  • Faturas de Concessionárias – Opte pelo débito automático, mas essa forma de pagamento necessita que você vá até um terminal de autoatendimento para confirmar. Então, acesse o portal da concessionária para baixar a fatura e aproveite para configurar o recebimento das próximas no seu e-mail.

Essas foram algumas sugestões para diminuir o uso de papel na sua administração, enviadas pelo time Moviva.

Você tem outras sugestões? Nos envie.
Obrigado pela sua atenção.

Implemente o Sistema Individual de Medição de Gás no seu condomínio: Mais economia e controle

Receba nossa
Newsletter: