Entenda como funcionam as entregas na portaria remota

Entenda como funcionam as entregas na portaria remota
Entenda como funcionam as entregas na portaria remota

Sabemos que manter uma portaria convencional funcionando 24 horas por dia em um condomínio é um alto investimento e que muitos conjuntos residenciais menores acabam sofrendo, principalmente, com a folha de pagamento dos funcionários. 

Por isso, a portaria remota é uma ótima solução para os condomínios que querem preservar a segurança e o controle de entrada e saída, mas, ao mesmo tempo, buscam reduzir custos. 

Esse serviço já se popularizou bastante pela Europa e pelos Estados Unidos e, aos poucos, vem ganhando muitos adeptos aqui no Brasil. Por isso, vamos explicar algumas questões importantes sobre ela nesse artigo. 

Entenda como funciona a portaria remota

A portaria remota utiliza tecnologia avançada para controlar à distância a entrada e a saída dos moradores, funcionários, fornecedores, prestadores de serviço e visitantes. 

Câmeras são colocadas em lugares estratégicos para que a central faça o monitoramento e o atendimento quando for acionada por meio do interfone. Já os moradores, recebem um controle que libera o acesso às garagens e aos visitantes e também têm suas digitais cadastradas para acessar a entrada de pedestres quando estiverem a pé. 

Além de reduzir significativamente os custos do condomínio, a portaria remota apresenta outros benefícios como: assistências 24h por dia todos os dias da semana, registro de entrada e saída, redução das tentativas de invasão, etc. 

Como funcionam as entregas na portaria remota

Ao entrar em contato com empresas especializadas, uma das dúvidas mais frequentes de síndicos e moradores sobre o assunto é sobre como funcionam as entregas na portaria remota. Pois elas acontecem de um jeito muito prático e seguro.

Checklist para síndicos e condomínios
Nome*
Nome *
Email*
Email *
Telefone*
+55 
Você é:*
1 + 4 = ?
1 + 4 = ?
Baixe aqui
 
should_not_change
Gerenciar um condomínio exige monitorar constantemente uma série de itens relacionados ao operacional, às manutenções preventivas e ao quadro de pessoal.

As entregas de mercadorias que muitas vezes acontecem em datas e horários não previstos, por exemplo, ficam sob a responsabilidade do zelador, que será acionado e responsável por receber o pedido e armazenar num local seguro. Os condomínios que investem numa portaria remota costumam reservar um espaço para isso. A dica aqui é que o síndico faça um treinamento prático com o zelador para que ele saiba agir em nas diversas situações que podem ocorrer. 

Quanto aos serviços de deliveries, o entregador poderá acionar a central da portaria remota por meio do interfone ou acionará o morador diretamente, que de qualquer forma, receberia alguma notificação para ir até à portaria buscar sua encomenda. 

Prós e contras de contratar uma portaria remota para o seu condomínio

Toda mudança na rotina requer um período de adaptações, mas quando visa melhorar o bem comum a todos, vale a pena. Por isso, vamos falar dos prós e contras de contratar a portaria remota para você se preparar quanto aos possíveis questionamentos dos moradores:

Prós:

  • A redução de custos costuma ser o principal ponto a favor da portaria remota, uma vez que ela chega a ser até 60% mais barata do que a portaria tradicional. Além disso, essa redução chega a representar até metade da taxa condominial de alguns prédios.
  • A segurança do condomínio passa a ser garantida através de um sistema rigoroso de monitoramento onde cada pessoa que entra e sai tem seu registro gravado e protocolado. Além disso, evita que o seu condomínio tenha um porteiro vulnerável à abordagem de assaltantes. 
  • Outro ganho é a valorização do condomínio, pois as pessoas que têm procurado imóveis para comprar ou alugar estão considerando cada vez mais o valor da cota condominial e quanto mais enxuta ela for, melhor a chance de comercialização do condomínio. 

Contras:

  • A resistência por parte dos moradores pode ser a maior dificuldade encontrada ao implantar o novo sistema de portaria no seu condomínio. Muitos ficam desconfiados a respeito da eficiência do serviço ou a respeito das entregas na portaria remota e acabam sendo contra a modernização, o que pode gerar um mal-estar entre administração e condôminos.
  • As possíveis falhas no equipamento é outro ponto que costuma preocupar muitos moradores, pois como o condomínio vai lidar com a situação em casos de queda de energia, falta de internet, falha nas câmeras? A maior parte das empresas de portaria remota estão preparadas para lidar com essa situação. Falamos mais detalhadamente sobre esse assunto neste artigo aqui

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funcionam as entregas na portaria remota e quais os benefícios de contratar o serviço, aproveite para conhecer a Atende Portaria, uma das marcas mais reconhecidas na área. 

Implemente o Sistema Individual de Medição de Gás no seu condomínio: Mais economia e controle

Receba nossa
Newsletter: