Acompanhar a gestão condominial é fundamental

Acompanhar a gestão condominial é fundamental

Acompanhar a administração de um condomínio nem sempre parece uma atividade muito agradável. Reuniões, assembleias, prestação de contas, exigências da legislação. Poucos condôminos costumam frequentar esses encontros ou acompanhar e analisar os extratos mensais constantemente.

Essa é uma das principais formas de fiscalizar o trabalho feito pelo administrador do condomínio e evitar desvios de conduta e uso inadequado do orçamento do condomínio. Além disso, a escolha por síndicos, ditos “profissionais” ou por uma empresa de administradores de condomínios, também pode diminuir a chance de os moradores terem alguma dor de cabeça.

Os síndicos têm cada vez mais opções de cursos para se especializarem na área, como os oferecidos por entidades qualificadas e certificadas. Elas oferecem cursos em módulos básico e avançado, e vários workshops.

Uma empresa administradora também pode ser contratada para fazer a gestão do condomínio. Mas é preciso saber escolher bem a companhia que vai gerir o seu condomínio e os serviços oferecidos, para saber qual se adéqua melhor a necessidade de cada condomínio.

 

É preciso pesquisar sobre a empresa e a sua área de atuação, conhecer seu histórico, verificar os condomínios atende, os serviços oferecidos. Outra medida importante é verificar se a empresa possui seguro específico, certificação de qualidade, entre outros.

Algumas empresas oferecem o serviço de gestão completa de condomínios, substituindo o síndico e cuidando, por exemplo, da contratação de funcionários, controle de empresas terceirizadas, manutenção de áreas comuns e obras. Essa gestão profissional garante maior segurança com relação às obrigações trabalhistas, financeiras, orçamentárias, fiscais e legais de condomínios.

Mas, mesmo com um síndico profissional ou uma empresa administradora, é essencial que os condôminos fiscalizem as contas e o trabalho de gestão e participem das decisões sobre a administração seja onde moram ou trabalham. Uma administração compartilhada com a participação direta dos conselheiros e acompanhamento de todos os condôminos trará maior tranquilidade e leveza nos controles.

Implemente o Sistema Individual de Medição de Gás no seu condomínio: Mais economia e controle

Receba nossa
Newsletter: